CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Paulo Gonzo dá concerto a 340 metros de profundidade na barragem da EDP

O cantor Paulo Gonzo deu esta sexta-feira um concerto, único no País, a 340 metros de profundidade, na casa das máquinas da Barragem do Alto Lindoso, em Ponte da Barca, numa iniciativa da EDP. "Pode-se dizer que foi um concerto literalmente debaixo de água e cheio de energia".
Com a duração de 50 minutos, o concerto decorreu num salão com mais de 2000 metros quadrados, estando o palco instalado por cima de um dos alternadores daquele empreendimento hidroeléctrico, que é o mais potente do País. A sala, com um pé direito de 25 metros, apresenta no tecto um sistema de iluminação a simular as estrelas. "Debaixo de água, a uma profundidade destas, e ainda por cima com a possibilidade de ver estrelas, penso que se tratou de um concerto que ficará para sempre na memória de todos os que a ele assistirem", acrescentou a fonte. Este concerto marca o lançamento da nova campanha institucional da EDP, dedicada à energia hídrica, e que tem como slogan "Quando projectamos uma barragem, projectamos um futuro melhor". Paulo Gonzo, além de vários outros temas do seu reportório, apresentou sexta-feira a canção "Espelho (De Outra Água)", criada propositadamente para esta campanha.
A EDP teve a presença de cerca de 500 pessoas neste concerto, entre responsáveis políticos locais e população em geral. "O objectivo desta campanha é abrir as barragens às pessoas e mostrar-lhes que a EDP, quando projecta a construção de um novo empreendimento, projecta também um futuro melhor para as populações dessas localidades", explicou a fonte da EDP. Disse ainda que há também a preocupação com o meio ambiente e a diversidade, que se traduz no esforço de repovoamento dos locais onde são construídas barragens com espécies em risco de extinção, como águias de Bonelli, abutres do Egipto, lontras e lobos. "Nós queremos que as novas barragens sejam factores de vida e fixação das populações, e não de desertificação e despovoamento", sublinhou a fonte da EDP. Em funcionamento desde 1993 e com 110 metros de altura, a Barragem do Alto Lindoso alimenta a mais potente central hidroeléctrica portuguesa, com um total de 630 MW instalados.
A sua principal característica é a potência associada à prontidão de entrada em serviço (cerca de 90 segundos). A casa das máquinas, a 340 metros de profundidade, é acedida do exterior através de uma galeria principal com 1780 metros de extensão ou por um poço circular de 6,8 metros de diâmetro e 350 metros de altura. Quem tiver fobia a elevadores, para lá chegar tem que descer mais de 1200 degraus.

0 comentários: